Vale do Tabua

António Pereira

No interior norte de Portugal, numa das encostas soalheiras da margem esquerda do rio Douro, num pedaço de terra que pertence a um vale encantado, materializou-se um sonho antigo, a Quinta do Vale do Tábua.
Esta quinta, foi o culminar de um sonho partilhado desde criança.
Numa geração que brotou sob uma ditadura que comandou, durante anos, muitas vidas e um país.
Numa região portuguesa isolada, no norte plantada, nasciam, na mesma terra, fruto da mesma colheita, um casal cujos sonhos, embora se desenvolvessem em corações diferentes, um dia iriam cruzar-se e, ainda que não o soubessem estavam destinados a completar-se.
Ela, ainda sem se perceber como gente, foi arrastada pelos pais, juntamente com os seus nove irmãos, para uma França vizinha, que nunca se tornou no seu país
Ele, advindo de uma família simples de trabalho, curioso e batalhador, sentia-se em casa, mas queria um lar. Foi então que a conheceu e acreditou que os seus desígnios se concretizaram.
Ambos filhos da terra, tinham uma necessidade de pertença, um regresso às suas origens e, para isso, nada melhor que a terra, esta! Juntos idealizaram e deram corpo a este pedaço de paraíso - a Quinta do Vale do Tábua.

Esta é uma quinta constituída por olival e vinhas velhas, plantadas e trabalhadas por mãos rugosas, mas sábias, que desenharam nas encostas xistosas, socalcos que transformaram a paisagem circundante para sempre, tornando-a no sitio deslumbrante que hoje temos o privilégio de contemplar.

Esta é uma quinta abraçada por um rio serpenteante, o primeiro a ousar delinear e esculpir, este vale onde ainda navegam barcos rabelos, os tais que, antigamente, solitários, mas orgulhosos e emproados, o tão inestimável néctar duriense até à foz, no Porto
Esta é uma quinta inserida na região vinícola demarcada, mais antiga do mundo.

Cercada por quintas igualmente sublimes e afamadas, vê de um lado, no horizonte, a bela vila do Pinhão a descansar e, do outro, a formosa cidade do Peso da Régua, unidas pela estrada N222, aquela que tem a melhor paisagem do mundo.

Aqui, neste fragmento do paraíso, encontra-se a Quinta do Vale do Tábua  propriedade da família Pereira. Ela nasce da união de várias propriedades vinícolas ancestrais e herda, naturalmente, o nome da parcela maior.

Aqui, neste pedaço de terra encantado, no nordeste de Portugal, os saberes e esforços da Natureza e do Homem unem-se harmoniosamente e esta combinação transforma-se na coincidência necessária e única para a produção de vinhos notáveis
É pois neste sítio que se juntam os ingredientes necessários para uma receita perfeita na criação do néctar dos Deuses: um solo ideal, de origem xistosa, um microclima favorável à maturação das uvas provenientes de castas selecionadas, práticas culturais ancestrais à mistura com as mais modernas técnicas. Estes são, indiscutívelmente, os principais responsáveis pela excelência dos nossos vinhos e dos nossos produtos.
Venha conhecer uma paisagem excecional e um vinho magnífico!

Partilhe connosco esta paixão pelo Vale do Douro e saboreie, calmamente, o nosso sonho...

Inspire-se nas palavras de Miguel Torga(Diário XII) que a seguir se transcrevem, e venha viver uma experiência apaixonante e singular na Quinta do Vale do Tábua.


“O Doiro sublimado… Socalcos que são passadas de homens titânicos a subir as encostas, volumes, cores e modulações que nenhum escultor, pintor ou músico podem traduzir, horizontes dilatados para além dos limiares plausíveis da visão
Um universo virginal, como se tivesse acabado de nascer, e já eterno pela harmonia, pela serenidade, pelo silêncio que nem o rio se atreve a quebrar…”